InvestorsHub Logo
Followers 16
Posts 1456
Boards Moderated 0
Alias Born 08/27/2003

Re: None

Wednesday, 06/13/2007 11:25:05 PM

Wednesday, June 13, 2007 11:25:05 PM

Post# of 363087
Fradique de Menezes recebe credenciais de novo embaixador luso em São Tomé
2007-06-13 15:50:29

São Tomé - Fradique de Menezes, chefe de Estado santomense, recebeu as credenciais de dois novos embaixadores, da Nigéria e Portugal, Sunday Dogonyaro e Fernando Machado respectivamente. Fernando Machado sucede Madeira Bárbara que foi provavelmente o embaixador português que teve a missão mais curta em São Tomé e Príncipe.

Na cerimónia Sunday Dogonyaro prometeu ser prático no desenvolvimento da cooperação entre os dois países. Através da zona de exploração conjunta de petróleo, assim como no seio da Comissão do Golfo da Guiné, o novo representante da Nigéria em São Tomé diz que pretende impulsionar as autoridades dos dois países a implementar várias acções de desenvolvimento comum.

Segundo Sunday Dogonyaro para além do acordo que liga São Tomé e Príncipe e a Nigéria na exploração do petróleo na fronteira marítima comum, as duas partes têm a oportunidade de explorar várias áreas de cooperação, tanto a nível social e cultural como comercial, e sobretudo a nível de investimento e infra-estrutura.

País mais populoso de África com mais de 150 milhões de habitantes a Nigéria tem jogado papel importante na manutenção da paz e segurança no continente africano. O embaixador destacou a resolução pacífica da crise fronteiriça com os Camarões como prova de que «a Nigéria não tem qualquer peso político nem económico para dominar os seus vizinhos ou qualquer outro país», proferiu Sunday Oon.

O diplomata sublinhou por outro lado, o entendimento alcançado com São Tomé em 2001 para exploração conjunta de petróleo e outros recursos na fronteira marítima como sinal de maturidade singular no mundo e «única em África». O embaixador garante que vai trabalhar no sentido de dar uma nova dimensão a cooperação bilateral.

«No meu encontro com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, concordamos sobre a necessidade de identificar as principais áreas da parceria a fim de ser programada e desenvolvida rapidamente», fortaleceu.

A dinamização das acções da comissão do golfo da Guiné, organismo criado pelos países do golfo e em que São Tomé e Príncipe ocupa o cargo de Secretário-geral, é outra grande prioridade para a Nigéria. A comissão em causa tem dentre outras funções, promover o desenvolvimento económico e social dos países membros. Gigantes petrolíferos como Angola, Nigéria, e Guiné Equatorial, são membros da organização que tem sede na capital angolana, Luanda.

O embaixador da Nigéria com residência em São Tomé, garantiu o total empenho do novo governo do seu país, liderado pelo Presidente Alhaji Umaru Musa Yar Adua, na consolidação dos laços de amizade e cooperação com São Tomé e Príncipe, tendo acrescentado ter «a certeza de que mais cedo ou mais tarde, os dois líderes encontrarão por causa da nossa relação especial», destacou.

Sunday Dogonyaro que foi diplomata na embaixada nigeriana na África do Sul, e quadro superior do NEPPAD, a nova política estratégica para o desenvolvimento de África, sucede a Saidu Pindar, primeiro embaixador da Nigéria que foi acreditado em São Tomé em 2001.

Fernando Machado, entregou as suas cartas credenciais ao Presidente Fradique de Menezes, numa altura em que os dois países se preparam para implementar novas acções de cooperação. Segundo o embaixador, os sectores da educação e da saúde continuam a ser as grandes prioridades. Nos próximos meses equipas técnicas dos dois países, vão delinear a estrutura do novo programa quadro de cooperação bilateral.

O novo representante de Portugal junto ao estado santomense sucede Américo Madeira Bárbara, que foi provavelmente o embaixador português que teve a missão mais curta em São Tomé e Príncipe. Fernando Machado, que foi acreditado prometeu que durante a sua missão estará sempre empenhado em manter o altíssimo nível de relacionamento que felizmente existe entre os dois países.

Fernando Machado disse que chegará ao país duas missões técnicas para avaliar os resultados do programa de cooperação em curso e preparar novas áreas para o próximo programa que deverá ser assinado no final deste ano.

«As áreas são variadas. As prioridades até este momento têm sido por indicação são-tomense, a saúde e a educação. Porque, há que investir primeiro nas pessoas, sobretudo nos jovens, isso é a base de desenvolvimento de um país, depois há outras coisas agricultura...», acrescentou.

A defesa e promoção dos valores culturais que uniram São Tomé e Príncipe e Portugal desde o século XV, são uma prioridade. Fernando Machado, discorda das opiniões que dão conta de uma acentuada quebra da acção cultural portuguesa em São Tomé e Príncipe. «Estou cá há pouco tempo mas não tenho a ideia que tenha decrescido. Antes pelo contrário uma coisa que me tem satisfeito muito é a actividade do nosso centro cultural, que foi renovado. Temos agora uma semana da língua portuguesa com várias actividades e muito concorridas. A cultura para mim é uma das pontes principais entre os países, sobretudo neste caso, em que partilhamos a mesma língua», enfatizou.

No que toca ao problema dos vistos no arquipélago o diplomata reconheceu que é um assunto sensível explicando que a dificuldade de acesso de visto para entrada em Portugal e consequentemente no espaço Schengen, designação técnica do acordo que criou o espaço comum europeu, permitindo a livre circulação de pessoas entre os vários estados membros, tem gerado protestos no arquipélago.
Volume:
Day Range:
Bid:
Ask:
Last Trade Time:
Total Trades:
  • 1D
  • 1M
  • 3M
  • 6M
  • 1Y
  • 5Y
Recent ERHE News